

O nutricionista é o profissional da área da saúde especializado em estudar as necessidades nutricionistas do ser humano, a fim de possibilitar que as pessoas tenham mais qualidade de vida e façam melhores escolhas alimentares para sua rotina.
Um alimentação saudável traz diversos benefícios ao nosso corpo como um todo.
A alimentação não é apenas o combustível do nosso organismo, ela atua também na prevenção e cura de muitas doenças. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 40% dos cânceres e 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e diabetes tipo II, poderiam ser evitados a partir de uma dieta saudável.
Os médicos em geral podem indicar dietas a serem seguidas para doenças específicas, mas o nutricionista é o profissional mais indicado para encontrar os alimentos recomendados para que uma dieta seja realmente eficaz. Tanto para a perda de peso quanto para a perfeita nutrição do corpo.
Além disso, cada pessoa tem um objetivo específico ao procurar um nutricionista, seja por razões estéticas, obesidade, controle de problemas como diabetes, colesterol, acompanhamento da gravidez e até mesmo para melhorar seu desempenho esportivo. Seja qual for o motivo, o trabalho do nutricionista envolve colher dados sobre a saúde e rotina do paciente se utilizando da avaliação antropométrica (medição das variações físicas e composição corporal) e de exames laboratoriais com o objetivo de fornecer o plano alimentar que atenda às necessidades do paciente.
Os praticantes de atividade física tem uma necessidade nutricional diferenciada de acordo com a modalidade desportiva que realizam. Quando recebem uma orientação nutricional individualizada a fim de suprir as necessidades calóricas e de nutrientes, o desempenho físico e a manutenção da saúde desse atleta atingem melhores resultados. Além disso, o nutricionista é o melhor profissional para avaliar o uso de suplementos, o que consumir antes, durante e após os treinos.
Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas e até proteger contra o câncer. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias dos alimentos promovem o aumento da resposta imune, fundamental para nos proteger contra infecções.
Na infância, algumas particularidades nutricionais devem ser priorizadas. As necessidades de cálcio (desenvolvimento dos ossos e dos dentes) e de ferro (combate da anemia) aliados a um bom cardápio (rico em nutrientes e minerais e sem excesso de gordura e açúcar), fazem toda a diferença no crescimento saudável da criança.
O nutricionista por meio de orientações práticas e saudáveis, além de estratégias personalizadas para a perda e manutenção de peso ensina o paciente a comer direito através da reeducação alimentar. Assim, as gorduras extras perdidas não são recuperadas, evitando o famoso efeito sanfona em que a pessoa emagrece rapidamente e logo engorda tudo de novo.
Dependendo do alimento, da combinação ou do horário ingerido, o nutricionista pode identificar a causa para o desânimo, sonolência ou ansiedade e irritabilidade. O especialista pode alterar a alimentação do paciente para que seu dia fique mais produtivo e melhore seu rendimento e disposição para executar as tarefas cotidianas.
A alimentação é o maior prazer do ser humano. Certos alimentos envolvem questões emocionais, por isso não cabe ao nutricionista proibir o consumo de nenhum deles. O que faz o nutricionista é indicar refeições saudáveis e que combinem com o perfil de cada paciente. É importante saber quando comer e quais combinações fazer entre os alimentos para absorver o mínimo possível de gorduras e açúcares.
Pele com tendência a acne, queda de cabelos e unha quebradiças podem ser sinal de deficiência nutricional. Precisamos de uma alimentação adequada, sob orientação de um nutricionista, para ofertar as vitaminas e nutrientes que eles necessitam para crescerem com saúde e obtermos o resultado esperado.
© Copyright 2016 Páginas Naturais. Array