Menu
X
Voltar

Aromaterapia

image

 

A aromaterapia, praticada há milhares de anos e é, tal como o seu próprio nome indica, uma terapia que cura através dos aromas – aromas 100% naturais, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, e transformados em óleos essenciais que são utilizados na prevenção e no tratamento de doenças físicas e psicológicas.

 

 

A aromaterapia é um tratamento que faz uso de óleos aromáticos para curar e para tratar condições.

As plantas já foram muito aliadas dos seres humanos. Hoje em dia utilizamos uma série delas sem perceber, pois seus princípios são aplicados em remédios e em fármacos no geral. Os índios e povos nativos sempre fizeram muito o uso de ervas e de plantas para tratar complicações. A aromaterapia é esta modalidade em uma forma mais atual.

 

Entre os benefícios da aromaterapia podemos destacar, por exemplo, a redução do stress e da depressão. A inalação das fragrâncias garante uma boa noite de sono, acalma o espírito e enche de energia. É algo simplesmente fantástico.

Muitos hospitais já vêm fazendo uso da aromaterapia para ajudar os pacientes a relaxarem. E não é somente o aroma que revigora. As massagens com óleos aromáticos são maravilhosas e capazes de curar uma série de transtornos. É possível fazer até mesmo em casa uma sessão de aromaterapia no banho. No entanto, os óleos possuem finalidades diversas e é preciso conversar com quem entende do assunto para escolher o mais indicado para o cada caso.

 

Quando é indicada

Cada aroma pode ser utilizado com uma finalidade. São inúmeras as opções disponíveis. O de alecrim, por exemplo, é muito indicado para ativar a memória, para atuar como adstringente e como analgésico. O de angélica é um famoso tônico que fortalece o nosso sistema imunológico.

A cânfora também é bastante conhecida e entre as diversas aplicações podemos destacar o tratamento de feridas, de febre, de queimaduras, de contusões e de pancadas. A canela pode ser utilizada como bactericida e no combate à gripe. A Erva-príncipe é diurética e relaxante. Ou seja, as finalidades são diversas e é preciso encontrar aquela que pode resolver o problema do paciente.

Quais são os benefícios

As propriedades terapêuticas são muitas e o poder de penetração dos óleos é grande. A aromaterapia possui ação no sistema respiratório, no sistema linfático e no sistema vascular, por exemplo. Ela age como hipertensor, hipotensor, vasoconstritor, antiespasmódico, antisséptico, expectorante, entre outras coisas. Os óleos também podem ter ação carminativa e digestiva, combatendo a prisão de ventre, a diarreia e a flatulência.

O sistema urinário pode beneficiar, já que auxilia na eliminação de pedras no rim e no tratamento de disfunções e de infecções urinárias. A aromaterapia pode ser usada no tratamento de impotência e de doenças venéreas. Outros benefícios são o desenvolver da memória e do raciocínio. Existem também óleos afrodisíacos, como o de jasmim e o ilangue-ilangue.

Como funciona

Antes de tudo é preciso decidir qual óleo será utilizado. São diferentes opções e cada uma é indicada para uma finalidade. Um profissional pode ajudar na hora da escolha.

Os óleos possuem uma ação profunda e efetiva, sendo que podem ser utilizados de diversas maneiras.

Podem ser aplicados diretamente na pele da pessoa quando diluídos com um óleo carregador.Também podem ser comprados puros e então ser colocados em queimadores ou difusores.

Outra forma de aromaterapia é a aplicação dos óleos através de compressas frias ou quentes, por exemplo. Também podem ser usados durante o banho, não somente pelos benefícios como pelo agradável aroma que exalam. Algumas pessoas preferem a aromaterapia clínica. Esta pode ser feita em clínicas especiais ou na casa do paciente.

Aromaterapia clínica

Esta opção de tratamento é realizada por profissionais altamente qualificados. Através de uma consulta o aromaterapeuta monta um conjunto específico de óleos de forma a ajudar o paciente a curar o seu problema.

O profissional necessita ter grande conhecimento de todos os óleos e de suas aplicações, assim como de química e de biologia. O estilo de vida da pessoa também deve ser considerado para que o resultado seja o mais eficiente possível. O óleo é então prescrito. Em alguns locais massagens são aplicadas para estimular a melhoria. Um ambiente é preparado, o paciente é deitado e o tratamento tem início. É algo relaxante e muito revigorante.

 

A aromaterapia oferece uma cura não somente física como também espiritual. Ela atua em diferentes camadas e oferece melhoria em vários campos da vida. Junto com outras terapias os resultados são ainda mais impressionantes.

Além de deixar a casa com um cheirinho maravilhoso ainda trata dos males e revigora. A aromaterapia é uma prática utilizada há muito tempo. Para quem busca outras alternativas de tratamento é uma opção a considerar. Converse com quem já pratica para mais informações ou vá a centros especializados.

Voltar

© Copyright 2016 Páginas Naturais. Array