

A terapia da arte é uma forma de psicoterapia que utiliza os meios da arte como seu principal modo de comunicação. O objectivo global de seus praticantes é permitir que uma pessoa efectue uma mudança e crescimento em um nível pessoal através do uso de materiais de arte em um ambiente seguro e facilitado.
A relação entre o terapeuta e o cliente é de importância central, mas a terapia da arte difere de outras terapias psicológicas na medida em que é um processo de três vias entre o cliente, o terapeuta e a imagem ou artefato.
Assim, oferece a oportunidade de expressão e de comunicação e pode ser particularmente útil para pessoas que têm dificuldade em expressar seus pensamentos e sentimentos verbalmente.
Clientes que são encaminhados a um terapeuta de arte, e não precisam ter experiência anterior ou habilidade na arte, a arte-terapeuta não é primariamente preocupado em fazer uma avaliação estética ou de diagnóstico de imagem do cliente.
A terapia da arte é usada para ajudar as pessoas a administrar problemas físicos e emocionais por meio de actividades criativas em expressar emoções. Ela fornece uma maneira para as pessoas chegar a termos com conflitos emocionais, aumentar a auto-consciência, e expressar preocupações não ditas e muitas vezes inconscientes sobre a sua doença e suas vidas. “Terapia de artes expressivas” ou “terapia de artes criativas” também podem incluir o uso de dança e movimento, teatro, poesia, fotografia e terapia, bem como métodos de arte mais tradicionais.
Baseada na ideia de que o ato criativo pode ser a cura, de acordo com os praticantes, chamado arte-terapeutas, que ajuda as pessoas a expressar emoções escondidas, reduz o stress, medo e ansiedade, e proporciona uma sensação de liberdade.
Arte-terapeutas também acreditam que o ato de criação influência padrões de ondas cerebrais e as substâncias químicas liberadas pelo cérebro. Ela tem sido usada com pacientes de transplante de medula óssea, pessoas com distúrbios alimentares, emocionalmente deficientes, jovens, pessoas com deficiência, os doentes crónicos, indivíduos dependentes, adolescentes abusadas sexualmente, cuidadores de pacientes com cancro, e outros. Terapia da arte pode também ser usada para acoplar e distrair pacientes cujas doenças ou tratamentos causam dor. A arte também pode ser usada como uma ferramenta de diagnóstico, especialmente com crianças, que muitas vezes têm dificuldade em falar sobre os eventos dolorosos ou emoções.
Arteterapeutas dizem que muitas vezes as crianças podem expressar emoções difíceis ou transmitir informações sobre os tempos traumáticos em suas vidas com mais facilidade através de desenhos do que através da terapia convencional.
© Copyright 2016 Páginas Naturais. Array