
Terapia assistida por animais (TAA)
A terapia assistida por animais (TAA) é uma prática com critérios específicos onde o animal é a parte principal do tratamento, objetivando promover a melhora social, emocional, física e/ou cognitiva de pacientes humanos
A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma prática realizada por profissionais da área de saúde, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. Não se trata de uma prática para substituir terapias e tratamentos convencionais, mas um complemento, uma nova linha de pesquisa em atenção à diversidade, para melhorar a qualidade de vida de pacientes com deficiências físicas, sensoriais, mentais e motoras.
A TAA tem sido eficaz para diferentes deficiências e problemas de desenvolvimento, como:
- paralisia cerebral;
- desordens neurológicas, ortopédicas e posturais;
- comprometimentos mentais como a Síndrome de Down,
- comprometimento sociais, como os distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia e psicoses;
- comprometimentos emocionais,
- deficiências visual e/ou auditiva,
- distúrbio de atenção, de aprendizagem, de percepção, de comunicação e de linguagem, de hiperatividade,
- insônia
- stress.

Cães são os animais mais utilizados para as práticas de TAA devido a sua sociabilidade, fácil adestramento e maior aceitação por parte das pessoas, no entanto, diferentes espécies podem ser utilizadas, como: gatos, coelhos, tartarugas, cavalos, hamsters, golfinhos e aves, animais exóticos como iguanas e esce animais de quintas.
Benefícios do trabalho com animais
Embora ainda não exista uma forma de quantificar os resultados das TAAs, existem evidências suficientes que comprovam os efeitos positivos do contato com animais:

- Ajuda a criança a entrar em contato com a realidade e a focalizar a atenção.
- Favorece estados de ânimo positivos, tanto de pacientes como de terapeutas, auxiliando a superar a depressão.
- Aumenta a colaboração entre pacientes e terapeutas.
- Estimula o contato social e gera temas de conversação. Pessoas que evitam o contato físico costumam acariciar os cães com prazer, satisfazendo essa necessidade universal.
- Incentiva as diferentes modalidades de tratamento. Por exemplo, crianças com paralisia cerebral precisam se exercitar, e o fazem com mais prazer com a participação de um cachorro.
- Ajuda pacientes com certas enfermidades a sair do egocentrismo, estimulando a empatia, a aceitação e a confiança mútua.
- Os cães abrem um canal de comunicação emocionalmente seguro com as crianças, que não se sentem julgadas.
- Ensina a responsabilidade e reforça a autoestima, sobretudo quando a criança ajuda a cuidar do cão.
- Estimula a diversão e a brincadeira, uma distração positiva que ajuda a diminuir a sensação de isolamento.

Reiki
Reiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético. É realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a “Energia Universal” (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa.
O que é o Reiki?
A medicina tradicional trata a parte física dos doentes, os sintomas que as doenças acarretam no nosso corpo. No entanto, hoje já é reconhecido que os pensamentos, emoções e sentimentos influenciam nossa saúde mesmo que não possam ser vistos. E é nesse campo que o Reiki atua e traz melhoras significativas e percetíveis em todos que optam por essa forma de cura.
A palavra Reiki tem origem japonesa e significa Energia da Vida Universal, que é toda a energia que nos rodeia, que age sobre nós e que vive em toda a matéria. Rei quer dizer: Universal; e Ki quer dizer: em si mesma. Portanto, Reiki é a força desta energia vital que flui através de todos os seres vivos.
O tratamento
O tratamento de Reiki tem como objetivo a saúde e bem-estar do indivíduo, em todos os níveis: consciência, mente e corpo. Através de um estado de relaxamento, a energia universal é canalizada pelo terapeuta (reikiano) e transmitida ao indivíduo através das mãos, sendo dirigida para os pontos energéticos. Esta energia atua de forma inteligente desbloqueando os pontos críticos, restabelecendo o fluir da energia vital. Quando o corpo enérgico está harmonizado e em equilíbrio, o próprio organismo é capaz de “fabricar” ou “dispensar” o que necessita para responder e manter este estado natural, de saúde e bem-estar.
A Terapia funciona com a imposição das mãos: o terapeuta faz uma sequência de posições com as mãos sobre o corpo do indíviduo para que transmita a energia universal e ele seja tratado em todo o seu ser. Pode haver ou não o toque físico, e se houver ele é suave, semelhante a um banho de luz. Depois de receber o Reiki, é natural sentir-se bem disposto, energizado, como se acabasse de voltar de uma boa noite de sono. É método indolor, relaxante e que deixa os pacientes muito tranquilos e confiantes.
O reiki não substitui um tratamento médico, mas os dois tipos de tratamento podem – e devem – caminhar juntos, ajudando, complementando e acelerando o restabelecimento da saúde. O método Reiki, assim como outras terapias energéticas, é baseado no conceito do mundo invisível, aquele que não conseguimos ver mas que têm influência decisiva no nosso corpo e na nossa saúde. A Organização Mundial da Saúde não só reconheceu como também recomenda a utilização do Reiki como método de complementar e acelerar a cura em pacientes. Enquanto que a medicina tradicional trata a doença, o Reiki trata a causa, curando a doença. Na maior parte das vezes, o Reiki é utilizado como terapia integrativa em tratamentos médicos com resultados surpreendentes.
Benefícios do Reiki
- Acalma e alivia o estresse e ansiedade.
- Ativa o sistema imunológico (sendo essencial no tratamento de doenças)
- Auxilia no tratamento para eliminação de vícios (fumo, álcool, drogas) e hábitos indesejáveis
- Estimula a criatividade, memória e concentraçã
o
- Dá sensação de alívio emocional durante e após a aplicação. O Reiki ajuda no processo de libertação das emoções.
- Provoca uma sensação de total conforto, relaxamento e paz
- Possibilita a limpeza e clarificação do campo energético
- Ajuda no crescimento espiritual
- Alivia a insônia
- Alivia fobias e medos
- Excelente nos períodos pré e pós operatório e também ems períodos difíceis da vida (luto, separações, traumas diversos).

Reflexologia
A Reflexologia dos Pés é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio.
Nos nossos pés encontram-se reflexos todos os órgãos do nosso corpo. É então, fácil compreender que, ao estimular as zonas reflexas dos órgãos estamos a actuar sobre eles através do arco reflexo que permite realizar estímulos a distância.
O objectivo da REFLEXOLOGIA é obter uma resposta saudável dos órgãos, estruturas e sistemas, através da adequada estimulação aplicada aos seus correspondentes micro-reflexos, estabelecendo, assim, o equilíbrio energético natural e o funcionamento harmonioso de todo o corpo.
Numa sessão de REFLEXOLOGIA, o primeiro passo é a preparação do organismo para receber o tratamento, o que acontece por meio de técnicas de relaxamento. De seguida, através de pressões e massagens realizadas com as mãos, estimulam-se os diferentes sistemas: urinário, linfático, reprodutor, digestivo, imunitário, circulatório, endócrino, respiratório, muscular, esquelético e nervoso. A sessão termina novamente com técnicas de relaxamento. Desta forma é desbloqueada a energia, descongestionando tecidos e nervos, ajudando a eliminar toxinas e favorecendo a inata capacidade curativa do corpo.
A REFLEXOLOGIA relaxa profundamente, restaura o estado natural de equilíbrio e melhora o estado de saúde, com benefícios duradouros. Também é usada para prevenir a doença, reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida.
A REFLEXOLOGIA não tem contra-indicações e pode ser usada simultaneamente com quaisquer outras terapias.
Além de tratar o Corpo através dos pés também podemos tratar dos próprios pés, recuperar a sua mobilidade e a elasticidade por meio de manobras de alongamento, rotações, flexões…
Uma outra possibilidade da REFLEXOLOGIA é a de facilitar e melhorar o funcionamento do sistema linfático uma vez que os pés tem inúmeras terminais linfáticas e a REFLEXOLOGIA age como uma verdadeira “bomba” linfática.
Nos pés também encontram-se muitíssimas terminais nervosas e é por isso que o seu efeito é altamente relaxante e calmante.
A reflexologia podal possui diversos benefícios e é indicada para pessoas stressadas, tensas, nervosas, com problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, diversos tipos de dores e desequilíbrio do sistema.
Entre outras indicações comuns temos:
- Prisão de ventre
- Alteração da pressão arterial
- Constipação
- Dor na coluna
- Labirintite
- Inchaço nas pernas
- Cálculos renais
- Asma
- Hipertensão
- Colesterol
- Tireóide
- Inflamação
- Equilíbrio de cálcio

Nutrição
A nutrição tem como principal objetivo restabelecer o organismo pelo equilíbrio dos nutrientes, através do estudo da individualidade bioquímica de cada pessoa, ou seja, permite com que o nutricionista possa prescrever uma dieta mais personalizada, com a inclusão de alimentos que irão promover o bom funcionamento do organismo, corrigindo “falhas” que possam estar atrapalhando a prevenção de doenças.
O nutricionista é o profissional da área da saúde especializado em estudar as necessidades nutricionistas do ser humano, a fim de possibilitar que as pessoas tenham mais qualidade de vida e façam melhores escolhas alimentares para sua rotina.
Um alimentação saudável traz diversos benefícios ao nosso corpo como um todo.
A alimentação não é apenas o combustível do nosso organismo, ela atua também na prevenção e cura de muitas doenças. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 40% dos cânceres e 80% das doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e diabetes tipo II, poderiam ser evitados a partir de uma dieta saudável.
Os médicos em geral podem indicar dietas a serem seguidas para doenças específicas, mas o nutricionista é o profissional mais indicado para encontrar os alimentos recomendados para que uma dieta seja realmente eficaz. Tanto para a perda de peso quanto para a perfeita nutrição do corpo.
Além disso, cada pessoa tem um objetivo específico ao procurar um nutricionista, seja por razões estéticas, obesidade, controle de problemas como diabetes, colesterol, acompanhamento da gravidez e até mesmo para melhorar seu desempenho esportivo. Seja qual for o motivo, o trabalho do nutricionista envolve colher dados sobre a saúde e rotina do paciente se utilizando da avaliação antropométrica (medição das variações físicas e composição corporal) e de exames laboratoriais com o objetivo de fornecer o plano alimentar que atenda às necessidades do paciente.
Alguns dos muitos motivos para procurar um nutricionista:
- MELHORA O DESEMPENHO NA ATIVIDADE FÍSICA
Os praticantes de atividade física tem uma necessidade nutricional diferenciada de acordo com a modalidade desportiva que realizam. Quando recebem uma orientação nutricional individualizada a fim de suprir as necessidades calóricas e de nutrientes, o desempenho físico e a manutenção da saúde desse atleta atingem melhores resultados. Além disso, o nutricionista é o melhor profissional para avaliar o uso de suplementos, o que consumir antes, durante e após os treinos.
- PREVINE DOENÇAS E MANTEM A IMUNIDADE EM ALTA
Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes é capaz de diminuir o risco de infartos, de doenças crônicas e até proteger contra o câncer. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias dos alimentos promovem o aumento da resposta imune, fundamental para nos proteger contra infecções.
- CRIANÇAS MAIS SAUDÁVEIS
Na infância, algumas particularidades nutricionais devem ser priorizadas. As necessidades de cálcio (desenvolvimento dos ossos e dos dentes) e de ferro (combate da anemia) aliados a um bom cardápio (rico em nutrientes e minerais e sem excesso de gordura e açúcar), fazem toda a diferença no crescimento saudável da criança.
- MANTEM O PESO ADEQUADO
O nutricionista por meio de orientações práticas e saudáveis, além de estratégias personalizadas para a perda e manutenção de peso ensina o paciente a comer direito através da reeducação alimentar. Assim, as gorduras extras perdidas não são recuperadas, evitando o famoso efeito sanfona em que a pessoa emagrece rapidamente e logo engorda tudo de novo.
- MELHORA A DISPOSIÇÃO FÍSICA E MENTAL
Dependendo do alimento, da combinação ou do horário ingerido, o nutricionista pode identificar a causa para o desânimo, sonolência ou ansiedade e irritabilidade. O especialista pode alterar a alimentação do paciente para que seu dia fique mais produtivo e melhore seu rendimento e disposição para executar as tarefas cotidianas.
- PRAZER EM COMER BEM
A alimentação é o maior prazer do ser humano. Certos alimentos envolvem questões emocionais, por isso não cabe ao nutricionista proibir o consumo de nenhum deles. O que faz o nutricionista é indicar refeições saudáveis e que combinem com o perfil de cada paciente. É importante saber quando comer e quais combinações fazer entre os alimentos para absorver o mínimo possível de gorduras e açúcares.
- PELE E CABELOS SAUDÁVEIS
Pele com tendência a acne, queda de cabelos e unha quebradiças podem ser sinal de deficiência nutricional. Precisamos de uma alimentação adequada, sob orientação de um nutricionista, para ofertar as vitaminas e nutrientes que eles necessitam para crescerem com saúde e obtermos o resultado esperado.

Massagem
Quando se fala em massagem, a primeira coisa que vem à cabeça é um momento relaxante. Mas nem todas as massagens têm essa finalidade. Dependendo tipo, pode estimular a circulação sanguínea, o fluxo linfático, trazer benefícios para os centros de energia do corpo, os chamados chakras, além, é claro de relaxar os músculos e aliviar o stress e a ansiedade.
A massagem é uma troca de energias em que através de técnicas de deslizamento, fricção, batimento e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga mental e física e dando resistência ao corpo.
O conhecimento da técnica pelo profissional que irá aplicar a massagem é essencial para a obtenção dos resultados, equilibrando a energia e vitalidade do corpo, que são os seus principais objetivos.
A massagem pode ser feita somente com as mãos ou com a ajuda de aparelhos e, muitas vezes, faz uso de técnicas adicionais, como aplicação de calor e frio, para potencializar os benefícios. A massagem promove saúde, bem-estar e também melhora a qualidade de vida
Os benefícios da massagem, além do relaxamento do corpo e da sensação de bem-estar, incluem:
- Controle do stress;
- Diminuição da ansiedade;
- Alívio da tensão e dores musculares;
- Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune;
- Diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos;
- Alívio das dores de cabeça;
- Diminuição do cansaço;
- Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal;
- Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos;
- Diminuição das insônias;
Alguns tipos de massagem:
-
- Shiatsu
De origem chinesa, tem a finalidade de equilibrar os pontos dos meridianos, que são os canais de energia que percorrem o corpo. Além de trazer bem-estar, ajuda a combater a insônia e a ansiedade, melhora a circulação sanguínea e alivia a dor causada por contratura e má postura.
- Ayurvédica
Estimula os músculos e circulação. Ajuda a libertar as toxinas que se encontram nos tecidos e músculos.
- Shiatsu
- Desportiva
Indicada para quem pratica algum tipo de desporto. O foco são os grupos musculares mais solicitados na realização da atividade física em questão.
Os benefícios incluem o relaxamento dos músculos e melhoria da circulação do sangue e oxigenação das células. Com isso, o atleta é capaz de recuperar os seus grupos musculares mais rapidamente, bem como o vigor físico. - Destoxi Drenante
Tem como objetivo desintoxicar e drenar o organismo, reduzindo inchaços e equilibrando as funções metabólicas. Os efeitos também incluem redução da flacidez e relaxamento muscular.
- Abhyanga
A técnica faz uso do óleo em grande quantidade com o objetivo de nutrir os tecidos e eliminar as toxinas. Ela é feita com óleo morno escolhido de acordo com o Dosha do paciente, que é a caracterização de seu perfil biológico.São realizados movimentos e leves alongamentos visando a eliminação de toxinas.
- Pedras quentes
Amplamente usada em diversas clínicas e spas, a técnica das pedras quentes se difere dos outros tipos de massagem por promover o relaxamento profundo e muito intenso de quem a recebe.

Homeopatia
A homeopatia é um sistema medicinal alternativo que contempla a totalidade do ser humano em detrimento de doenças isoladas. Ela atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes.
A homeopatia é orientada por quatro princípios:
-
lei dos semelhantes
O princípio da lei dos semelhantes estabelece que uma doença específica pode ser curada pela substância capaz de reproduzir os mesmos sintomas da doença. Ou seja: o que causa mal a alguém “saudável” pode curar alguém doente. Se um veneno produz efeitos como vômitos em uma pessoa, a versão homeopática (diluída) desse mesmo veneno poderá tratar pacientes com problemas de vômitos recorrentes, e assim por diante.
-
experimentação na pessoa sadia
A experimentação na pessoa sadia dita que os testes de medicamentos homeopáticos devem ser realizados em pessoas – nunca animais – saudáveis. Dessa maneira, é possível avaliar os efeitos objetivos e subjetivos no grupo de experimentadores (como são chamados) e encontrar, em termos gerais, o “veneno que em doses homeopáticas cura”.
-
doses infinitesimais
As chamadas doses infinitesimais consistem na diluição drástica de um medicamento e agitação (dinamização) para “despertar” propriedades latentes. Esse princípio causa controvérsias, porque, de acordo com muitos médicos, desafia qualquer lei da física ou bioquímica conhecida: de tão diluído o remédio, é possível que não haja nenhuma molécula mensurável do princípio ativo original. Alguns experimentos, no entanto, indicam que fenômenos ainda incompreendidos da física quântica poderiam explicar a eficácia dos medicamentos homeopáticos.
-
medicamento único.
O princípio do medicamento único, que suscita debate mesmo entre especialistas em homeopatia, firma que a intervenção deverá ser realizada por vez: o paciente deverá tomar o medicamento que contenha o maior número de estímulos para os sintomas que o paciente apresenta. Apenas dessa forma o médico conseguirá avaliar a eficiência da terapia de forma precisa.
Para que serve
De acordo com a homeopatia, o indivíduo não tem apenas uma doença: ele carrega um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Por esse motivo, a função do médico homeopata é restaurar o organismo aos estágios que precedem a vida, no caminho da cura. É considerada, portanto, um tratamento preventivo e curativo.
Empregando mais de 2000 remédios diferentes extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais, a homeopatia se propõe a estimular o sistema imunológico e restaurar o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas e tratar qualquer doença, embora nem todos os indivíduos se beneficiem integralmente com a terapia.

Hipnoterapia
Hipnoterapia é o uso terapêutico da hipnose, ou o tratamento de uma doença com o uso de técnicas hipnóticas.
É uma psicoterapia que facilita a sugestão, a reeducação ou a análise por meio da hipnose. A hipnose, além de na Medicina, é utilizada também na Odontologia, na Psicologia, na Fisioterapia, na Enfermagem e outras profissões de saúde.
O que é Hipnose Clínica?
A Hipnose Clínica é a intervenção clínica efectuada com o auxílio de técnicas de hipnose.
A Hipnose é um estado de consciência alterada, semelhante ao “transe”. O estado de transe hipnótico não é “mágico” nem artificial. É um estado alterado de consciência que todas as pessoas normais atingem naturalmente, todos os dias. Nos instantes antes de acordar e de adormecer, ao ficarmos “pasmados” ao ponto de terem de nos chamar várias vezes até ouvirmos, ao ficarmos com a atenção totalmente concentrada numa atividade ao ponto de nem sentirmos o tempo passar… são estados de transe hipnótico. Portanto, a sensação de estar hipnotizado não é nova nem desconhecida mas sim, algo a que o nosso corpo e a nossa mente estão naturalmente habituados.
Esse estado de transe, que nos é natural, é útil em termos clínicos na medida em que permite que o terapeuta comunique com o paciente de uma forma muito directa, com a atenção muito focalizada e com a mente livre de distracções.
Contudo, e uma vez que o nosso transe natural surge em ocasiões diversas e de forma espontânea, na prática clínica é necessária a utilização de técnicas que façam surgir esse estado, de forma a ser possível proceder ao tratamento/terapêutica. No fundo, o que um hipnoterapeuta faz é aplicar técnicas que despertam no paciente um estado que lhe é natural, mas que é necessário que surja no momento da consulta para que possa ser usado ao serviço de uma finalidade terapêutica.
A acessibilidade ao inconsciente torna-se mais fácil e a própria pessoa consegue dialogar com o seu inconsciente de uma forma inacessível em vigília.
Quem pode ser hipnotizado?
A resposta a esta questão é, sem dúvida, “praticamente todos”. Esta reivindicação tem, no entanto, de ser qualificado pela observação de que alguns são mais facilmente hipnotizáveis do que outros e que irá também depender de uma disposição para ser hipnotizado no momento. Esta vontade própria dependem de uma série de fatores, para alem do que será a força da necessidade especial da pessoa e da sua confiança no terapeuta em questão.
OS BENEFÍCIOS MAIS COMUNS DA HIPNOSE
- Estabelecer metas claras e alcançá-las;
- Desenvolver novas habilidades;
- Superar conflitos internos e de relacionamento afetivo e familiar
- Otimizar a Autoestima, Segurança e determinação
- Superar traumas, abusos e reestruturar experiências passadas
Eliminar vícios, dependências químicas( cigarro, alcool, drogas, e outros)
- Emagrecimento, Obesidade e Bulimia
- Ansiedade, Depressão, Apatia e Angústia
- Síndrome do Pânico – Stress Pós-traumático
- Timidez , Medo de falar em público, Fobia social e o enrubescimento
- Gagueira e problemas de fala
- Bloqueios emocionais, afetivos e sexuais
- Medo de dirigir, de altura, de animais
- Doenças respiratórias e psicossomáticas
- Menstruação Dolorosa, Impotência, frigidez, Masturbação
- Urticáriae Fibromialgia
- Distúrbios do Sono – Sonambulismo
- Parto sem dor, Chupar o dedo – roer unhas
- Superar a Dor física – Anestesia
- Enurese – Anorexia Nervosa
- Pressão alta ou muito baixa
- Transtorno Obsessivo compulsivo
- Preparação psicológica e emocional de cirurgias
- Dificuldades de Aprendizagem,
- Preparação psicológica e emocional para provas
Além disso, tem-se revelado de valor dentro da cirurgia, na mais ampla esfera de controle da dor e nas áreas de melhoria de desempenho tanto desportivo e artístico. Como um complemento para técnicas de aconselhamento, ela também pode ajudar a resolver as dificuldades de relacionamento e ser útil dentro de estratégias de controle de raiva.

Fitoterapia (Plantas medicinais)
É a cura através das plantas. Esquecidas durante muito tempo pelos ocidentais, as ervas medicinais hoje reassumem seu papel como o mais valioso recurso terapêutico oferecido pela natureza. A Fitoterapia consiste no conjunto das técnicas de utilização dos vegetais no tratamento das doenças e na recuperação da saúde.
Fitoterapia: a cura através das plantas
A fitoterapia é o tratamento e a prevenção de doenças através das plantas, uma prática muito antiga que faz uso de ervas bem conhecidas como o alecrim, a alfazema, a erva-doce, e outras.
A fitoterapia atua de forma não agressiva porque estimula as defesas naturais do organismo.
Seguindo princípio similar ao da homeopatia, o tratamento fitoterápico tem o objetivo de tratar cada indivíduo como um todo, analisando todos os padrões de desarmonia e tentando indicar a fórmula mais apropriada para cada tipo de pessoa. Por isso, diferentes ervas podem ser empregadas no tratamento das mesmas doenças. Mas, para utilizar o tratamento, é indispensável procurar a orientação de um médico especializado.
A fitoterapia pode ser aplicada de diversas formas:
Chás: bebidas especialmente preparadas com a infusão das ervas para serem tomadas várias vezes ao dia, segundo indicação
- Compressas: são panos umedecidos com os chás ou infusões que se colocam principalmente em situações de inflamação, como olho, pele, cólicas abdominais
- Banhos: devem ser indicados por profissionais. Os mais comuns são para distúrbios genitais
- Cataplasmas: socam-se as plantas, formando uma papa que se coloca sobre o local dolorido por 10 minutos. Após secar, enxágua-se com abundância.
Gargarejos: geralmente em água morna, combinando sal e ervas para problemas de garganta, inflamações na boca
- Inalações: aspiração de vapor resultante da fervura de água e ervas (chás)
- Lavagens: os chás também podem ser usados para lavagens intestinais ou vaginais, a critério do médico
Existem milhares de plantas medicinais. Conheça algumas delas e seus resultados:
- Agoniada: combate inflamações do útero, ovários e menstruações difíceis.
- Alcachofra: função diurética e hepática (estimulante das funções do fígado e vesícula biliar), auxilia na redução do cholesterol.
- Cajueiro: para a diabetes e um potente cicatrizante
- Camomila: regulariza as funções digestivas, alivia cólicas e enxaquecas.
- Carqueja: auxilia na eliminação de toxinas, pois tem ação diurética e depurativa.
- Castanha-da-Índia: ativa a circulação sanguínea, previne varizes e hemorróidas e alivia dor e cansaço nas pernas.
- Erva-cidreira: insônia, palpitações, gases, dores de cabeça.
- Prímula: pode ser utilizada no tratamento da tensão pré-menstrual, dor nos seios e depressão pós-parto
- Ginseng: energético, dá resistência ao organismo contra o stress, combate o desânimo e o cansaço, é afrodisíaco.
- Guaraná: depressão e fadiga física e mental, estimulante e tônico muscular de ação rápida.
- Sabugueiro: para febres, resfriados, catapora e sarampo.
- Valeriana: combate a insônia crônica e o stress; sedativo.
Plantas estão nos remédios
A explicação para os bons resultados alcançados com o tratamento fitoterápico se explica pelo fato de que toda a farmacologia tem como base os princípios ativos das plantas. Na verdade, a farmacologia moderna não existiria sem a botânica. Apesar do avanço da tecnologia, que diariamente cria novos compostos e substâncias com poderes medicinais, mais de 40% de toda a matéria-prima dos remédios encontrados hoje nas farmácias continua sendo de origem vegetal. Alguns distúrbios como inflamações, gastrites, ansiedade, insônia, alergias e até tabagismo costumam apresentar resultados eficazes com o uso de fitoterápicos.

Fisioterapia
O fisioterapeuta trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como massagens e ginástica. Este profissional diagnostica e trata problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura. Aplica massagens e orienta exercícios que têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente.
O que é a Fisioterapia?

O que faz o Fisioterapeuta?
O Fisioterapeuta atua na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções físicas a vários níveis
O fisioterapeuta inicia um atendimento realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ele analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Observa também os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou sente dor.
A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado. O tipo varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada, podendo ser:
- Aplicação de massagens
- Exercícios físicos
- Tratamento a base de frio e calor
- Exercícios na água
A primeira parte do tratamento é realizada na presença do fisioterapeuta, que acompanha cada movimento e orienta o paciente no exercício, identificando o progresso no restabelecimento dos movimentos.
Uma fase posterior do tratamento também pode consistir em exercícios que o paciente fará sozinho, em sua casa. Neste caso, o fisioterapeuta ensina os movimentos que deverão ser feitos e orienta sobre a frequência e força que deve ser aplicada em cada um deles.
O fisioterapeuta reavalia o paciente regularmente para identificar a melhora em seu quadro geral de saúde e ajustar o tratamento. Em geral, ele mantém uma ficha de avaliação corporal, onde anota alguns dados pessoais, hábitos, possíveis queixas de dor e histórico familiar de doenças.

Coaching
Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).
O QUE É COACHING?
PORQUÊ AS PESSOAS CONTRACTAM UM COACH?
As pessoas contratam um Coach por diversos motivos, tais como, para realinharem suas vidas, alcançar objectivos, solucionar problemas, melhorarem a comunicação, definirem um caminho nas suas carreiras profissionais, ou outros.
QUAL A FILOSOFIA DE UM COACH E COMO TRABALHA?
De uma forma simples, o coach tem como premissa que os seres humanos possuem todos os recursos, que precisam, internamente, e que ao ajudarem os mesmos a descobrirem tais recursos, e o que realmente desejam, o coach poderá auxiliar o cliente a obter o que quer, de uma forma mais rápida e simples. Um coach trabalha auxiliando o cliente a:
- Fixar e alcançar metas;
- Realizar os objectivos que sozinho teria dificuldades:
- Ser objectivo e direccionado para resultados;
- Ter ferramentas, apoio e estrutura para conseguir mais da “roda da vida”.
PARA QUE SERVE UM COACH? O Coach ajuda-o a:
- Clarificar, definir e atingir objetivos, transformando intenções em ações concretas
- Ter consciência do seu potencial, utilizá-lo e desenvolvê-lo para chegar onde deseja
- Desenvolver novas perspetivas, formas de pensar e agir e, assim, conseguir outros resultados
- Potenciar a comunicação e relações interpessoais positivas
- Superar limitações, medos e bloqueios, mantendo o foco e a motivação
- Fortalecer a confiança, autoestima e a inteligência emocional
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE COACHING?
-
COACH DE CARREIRA
O Coach de Carreira tem como principal objetivo orientar pessoas que pretendem evoluir e transformar suas carreiras. Neste segmento de Coaching, o coach auxilia o profissional a identificar claramente o que realmente busca no mercado de trabalho e, a partir daí, criar estratégias específicas para o alcance dessas metas.
-
COACH DE VENDAS
O Coach de Vendas é um orientador que utiliza etapas do processo de Coaching para aumentar a performance e os resultados das vendas de uma empresa ou indivíduo, unindo o melhor do Coaching com as melhores técnicas de vendas do mercado.
-
COACH DE RELACIONAMENTOS
Auxilia casais a alcançar suas metas e objetivos em comum, além de se conhecer melhor e, por meio do autoconhecimento, superar e ressignificar as dificuldades e conflitos criados pela convivência. O Coach de Relacionamentos também auxilia o casal a suspender os julgamentos, permitindo que um ouça o outro na essência.
-
COACH DE EMAGRECIMENTO
Auxilia aqueles que desejam perder ou manter o peso, conduzindo o cliente à mudanças nos hábitos. As técnicas ensinadas por este tipo de Coaching trabalha fatores como gestão de tempo, disciplina, comprometimento e motivação.
-
COACH FINANCEIRO
O Coach Financeiro oferece um treinamento específico para o alcance de resultados positivos nas finanças pessoais ou empresariais.
-
COACH DE NEGÓCIOS
Auxiliar empreendedores e empresários a alavancar seus negócios por meio do desenvolvimento de estratégias baseadas em princípios do Coaching.
-
COACH DESPORTIVO
- O Coach Desportivo leva os atletas a alcançarem resultados e desempenhos cada vez maiores, por meio de incentivos positivos e treinos com técnicas específicas de Coaching.

Astrologia
A Astrologia é um estudo de autoconhecimento que nasceu da associação entre a movimentação dos planetas e o comportamento humano.
O astrólogo utiliza o mapa astral, que considera a data, o mês, o ano, a hora e o local do nascimento de uma pessoa, ideia ou empresa, para tentar compreender a sua natureza através das posições celestiais. Podemos dizer que a Astrologia é uma linguagem e o astrólogo é um intérprete.
Significado da palavra Astrologia
Perceber o significado da palavra, pode ajudar muito a entender o que é a astrologia. “Astrologia” – significa literalmente “a ciência das ” Estrelas “. A palavra “Astrologia” tem origem no idioma Grego: Astron (constelação, estrela) e lógia (estudo dos; ordenação princípio, enunciado).
O que é a Astrologia?
A astrologia é um sistema, que se baseia na leitura do mapa astral (gráfico que representa o céu no momento do nascimento de uma pessoa) que nos permite compreender o passado, presente e futuro dentro de um universo cheio de significado. Sabendo o que é a Astrologia podem-se usar as posições dos planetas, e das estrelas no céu, representados pelo momento de nascimento da pessoa, para reunir informações sobre o indivíduo e sobre a humanidade.
A astrologia é uma forma de nos conhecermos a nós mesmos numa dimensão superior, e mostra-nos que podemos compreender o sentido dos nossos relacionamentos, e ter um entendimento mais claro sobre tudo o que nos acontece na vida e ajuda-nos a clarificar qual o nosso lugar no mundo. Saber o que é a astrologia e ao utiliza-la como uma ferramenta evolutiva, apercebemo-nos que as ligações simbólicas entre os corpos celestes são extremamente significativas, e podem ser vistas como um mapa para o traçado do destino humano.
O que é uma consulta de Astrologia?
Existem vários tipos de consulta astrológica.
A mais frequente é a consulta de Astrologia Natal, que consiste na interpretação da carta natal ou horóscopo. Neste tipo de consulta, o astrólogo explica as principais características do horóscopo e apresenta as possibilidades futuras. Por razões de concentração e privacidade a consulta é circunscrita apenas às duas pessoas directamente envolvidas – o astrólogo e o consulente.
Seja qual o motivo que leva à consulta, há que compreender que a função do astrólogo é de orientar e ajudar a entender as circunstâncias pessoais numa perspectiva mais consciente. O astrólogo não resolve directamente os problemas dos outros, pois esta tarefa compete à própria pessoa. O contributo do astrólogo consiste em esclarecer a situação presente e clarificar as possibilidades futuras.
O que é necessário para uma consulta?
Para calcular um mapa astrológico é indispensável saber a data, hora e local de nascimento.
Estes dados, que deverão ser tão exactos quanto possível, vão determinar a posição dos planetas, do Ascendente, e dos outros componentes do mapa.
a Astrologia não impõe condicionamentos a ninguém. O que faz é representar, através dos símbolos astrológicos, os condicionamentos já existentes, permitindo assim uma melhor compreensão e, em consequência, uma mais eficiente gestão dos vários aspectos da existência humana.

Acupuntura
A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.
A acupuntura tem sido, ao longo dos anos, um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor. Mas não é só. Por meio dela é possível tratamento e cura de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestivo, além de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do stress e também de algumas infecções dermatológicas.
Vantagens da Acupuntura incluem:
- A rapidez dos resultados (com o paciente saindo de uma consulta sem dor ou com ela diminuída):
- Ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos:
- A diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo:
- E mais.
As vantagens da acupuntura são notórias, pois esta técnica oriental, através da inserção de agulhas nos pontos de acupuntura, permite acabar com as dores de cabeça, enxaquecas, dores musculares, stress, ansiedade e problemas no sistema nervoso central, entre outras patologias.
A acupuntura é técnica muito antiga, utilizadas para fins terapêuticos. Na acupuntura, pontos específicos do corpo humano são estimulados, através da inserção e manipulação de agulhas finas e metálicas.
O Gabinete de Saúde possui profissionais em medicina tradicional chinesa, que fazem com que um tratamento realizado com agulhas se torne num tratamento completamente indolor. A vasta experiência destes técnicos, é fundamental para que o paciente obtenha o resultado desejado.
A Acupuntura dói?

Após a inserção da agulha no ponto correto, poderá haver sensação discreta de choque elétrico e uma dor leve, efeitos transitórios que são normais, indicando a correta aplicação do ponto com ativação de terminaçõe nervosas locais. Na grande maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, visto o pequeno diâmetro da agulha (até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção), e sua ponta redonda (e não cortante, como as das agulhas de injeção).
As reações ao tratamento pela técnica de acupuntura ou as sensações físicas referidas pelos pacientes são muito variáveis. Há os que descrevem “sensação de flutuação de bem-estar, de calma, de sonolência, sensação de que algo está mexendo internamente e até a “vontade de chorar”. Outros relatam coceira em algumas regiões do corpo, alívio de “opressão no peito, aumento da motilidade intestinal e vontade de urinar”. Em situações mais raras, há piora da dor durante o primeiro dia após a aplicação, como nos casos de fibromialgia. No entanto, estes efeitos são raros.
Para que serve
A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo:
- Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
- Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
- Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
- Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca;
- Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
- Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
- Distúrbios de sono como insônia.
Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, excesso de stress ou depressão, por exemplo.