Menu
X

Monthly Archives: February 2017

image
8 years ago terapias

Psicologia

 

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência… O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente.

 

Há estudos que indicam que mais de 25% dos adultos sofrem de ansiedade, estresse, depressão ou outros transtornos em algum momento da vida. Há também um número grande de pessoas que lutam para lidar com problemas de relacionamento, frustração com o trabalho, a morte de um ente querido, entre outros. E esses problemas podem muitas vezes consumir mais energia do que deveriam.

O ritmo de vida, as escolhas pessoais e profissionais, as situações mais variadas da vida, as dependências e compulsões dos mais variados tipos, as perdas… Enfim, todos nós já vivemos ou temos alguém que passou por alguma dessas situações. Essas e outras possibilidades, muito mais do que popularmente se diz que “psicólogo é coisa pra doido”, justificam a busca por psicoterapia.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a busca por psicólogos e o processo de terapia não tem, necessariamente, ligação direta com a “loucura” propriamente dita. Ainda há um imenso preconceito na sociedade àqueles que buscam esse caminho. Além das situações apresentadas, passar pelo processo de autoconhecimento é um caminho que pode ser realizado através da psicoterapia.

Assim como buscamos um médico quando nosso corpo está fragilizado, também se faz importante a busca por ajuda quando notamos que nosso psiquismo está passando por “dores” e dificuldades.

Quais os motivos que podem levar a pessoa à psicoterapia

  1.  tristeza persistente que tira a vontade de fazer coisas que usualmente fazemos;
  2.  diagnósticos psiquiátricos com uso de medicação, pois estudos revelam que os melhores resultados envolvem medicação e psicoterapia;
  3.  luto patológico, ou seja, a persistência das emoções da perda de alguém continuam a existir, mesmo depois de muito tempo;
  4.  dificuldade em sentir prazer nas coisas que faz diariamente, mesmo quando se fala em lazer;
  5.  isolamento social excessivo;
  6.  sente grande irritação que se manifesta em agressividade física e verbal, com certo descontrole;
  7.  possui pensamentos repetitivos e de conteúdo negativo ou persecutório;
  8.  precisa de álcool ou drogas para conseguir passar pelos dias, sentindo falta quando não faz uso constante;
  9. sua própria percepção de que algo não vai bem consigo, alguma questão emocional (mesmo que desconhecida) o aflige.

A intensidade da vivência das situações pode ser um bom indicativo para saber se precisamos ou não ir a um terapeuta. Duas pessoas podem passar pela mesma situação, mas não necessariamente ter a mesma resistência ou tolerância a viver esse fato, sendo já um bom critério para a busca ou não por terapia. E mais ainda: aquilo que é um sintoma emocional, se repetido e constante, pode dar a crescer um sintoma físico, que muitas vezes só será compreendido no processo psicoterapêutico.


A terapia funciona bem quando há um bom vínculo entre psicólogo e paciente/cliente, ou seja, quando há uma fluidez nas informações, quando o cliente se sente confortável para expressar suas ideias, pode encontrar um espaço para elaborar seus pensamentos e reposicionar-se frente às suas dificuldades.

 

image
8 years ago terapias

Podologia

 

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano.
Calos, calosidades, espessamento da planta do pé, verrugas, unhas encravadas e micoses. Difícil encontrar quem nunca teve um desses problemas nos pés e não ficou em dúvida sobre quem procurar para resolvê-los.

 

 

O termo podologia surgiu do Grego arcaico com prefixo Podos = pés e sufixo Logos= estudo, conhecimento, tratato, tornando-se então a Podologia a ciência que estuda o trato dos pés num geral. Esse cuidado se dá na terapia aplicada aos pés com estudos científicos e técnicos, é a área responsável por aliviar as tensões, dores, calos, unhas encravadas, e várias outras agressões que os pés sofrem ao longo de sua jornada.

Através dos pés, temos contato com vários lugares, sensações e temperatura, ele nos dá a capacidade de ir e vir e quase nunca os tratamos com zelo e atenção a essa parte fundamental do nosso corpo. O podólogo é o profissional da área da saúde e sua formação lhe fornece direitos ao cuidado de variadas formas de patologias.

 

Problemas mais conhecidos dos pés:

  • Unhas encravadas
  • Calosidades
  • Calos
  • Correção de unhas (órtese)
  • Fissurasli

Unha encravada:

Com uma desconfortante e dolorosa inflamação geralmente na última falange do primeiro dedo ou ao redor dele no qual se desenvolve um tecido granulomatoso. Seu tratamento ocorre na retirada de um pedaço da unha em um procedimento que somente os podólogos têm conhecimento e habilidades para fazê-lo.

Calos:

É o endurecimento da pele (hiperqueratose) em formato cônico e tem origem ortopédica ou devido ao uso de calçados inadequados. O podólogo irá sanar esse incômodo, porém não há cura para eliminá-los de vez. Ideal é fazer visitas regulares ao podólogo para que sua remoção seja feita de forma indolor, simples e rápida.

Calosidades:

É um aumento da espessura da pele em um determinado ponto dos pés. O organismo responde assim devido ao uso de calçados apertados, má postura ou andar incorreto.

Correção de unhas:

Através da utilização de órteses, podem-se corrigir os tipos de deformidade das unhas. Com a aplicação da órtese, faz com que ela volte ao seu formato normal e consequentemente alivia a dor.

Fissuras:

São as rachaduras que aparecem nos pés podendo ocorrer sangramentos ou não que dificultam simples tarefas como andar ou calçar sapatos. Geralmente se dão pelo ressecamento da pele associada ou não a hiperqueratose. 

 

 

image
8 years ago terapias

Osteopatia

A Osteopatia é uma terapia holística que trata o corpo humano como um todo. O tratamento osteopático consiste em eliminar lesões, utilizando técnicas de estiramento, mobilizações e manipulações, de forma a conseguir restabelecer o equilíbrio biomecânico do organismo.

O tratamento incide sobre o aparelho músculo-esquelético, estruturas osteotendinosa, muscular e fascial, mas também sobre o sistema nervoso, digestivo e respiratório, o que permite ao osteopata abordar vários desequilíbrios, harmonizando todo o corpo.

O Osteopata trata a pessoa como “Um Todo” em vez de se focar numa patologia, verificando-se assim resultados mais eficazes e permanentes, por isso, procura encontrar e tratar a origem do problema, em vez de eliminar apenas os sintomas. O seu objetivo é restabelecer a mobilidade e o normal funcionamento de todo o corpo humano.

Para diagnosticar a origem da lesão/patologia é necessário um exame terapêutico, no qual osteopata recorre a testes específicos, após os quais realiza o tratamento osteopático apropriado para restabelecer a mobilidade perdida e devolver o equilíbrio ao organismo.
A técnica foi criada no século 19, nos EUA, pelo cirurgião Andrew Taylor Still. Insatisfeito com os métodos disponíveis na época para tratar os feridos na Guerra de Secessão americana, o médico desenvolveu o tratamento que consiste, basicamente, na estimulação manual dos tecidos (articulações, músculos, tendões, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático), com técnicas específicas, que incluem massagens e outros exercícios. Still acreditava que essas intervenções poderiam aumentar a capacidade de recuperação do organismo de forma natural.

A osteopatia consegue ser utilizada para diagnosticar, tratar e prevenir uma doença, permitindo ao corpo que se cure a si mesmo.

Os problemas articulares acontecem quando os músculos ficam tensos e forçam os ossos a saírem do lugar, o que vai criar uma situação de mal-estar e muitas vezes dores intensas, o mesmo acontece através de traumatismos e posteriormente degeneraçoes ósseas.

Enquanto o problema não é tratado, o corpo contrai os músculos, para evitar o movimento, e para tentar eliminar a dor do sítio afectado.

Com cada movimento que faça, as dores começam a ser cada vez mais insuportáveis e a acumulação de líquidos começa a ser cada vez mais uma realidade.

O osteopata utiliza as mãos para perceber os movimentos e tensões do corpo, através de várias técnicas manuais suaves e não invasivas.
Isso significa que pessoas de todas as idades podem consultar um osteopata, desde o recém-nascido ao idoso.

 

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA OSTEOPATIA

A Osteopatia pode intervir nas mais diversas patologias, melhorando o problema em si, ou resolvendo completamente a disfunção/lesão, nomeadamente em:

      • Diminuição da dor – coluna/costas, cervical, lombar, hérnias discais, etc;
      • Lesões desportivas e problemas musculoesqueléticos – roturas, tendinites, bursites, artrose, artrites, etc;
      • Alterações Posturais – melhoria da postura, flexibilidade e força;
      • Problemas digestivos – dor no estômago, enjoo, náuseas, obstipação, cólicas;
      • Disfunções da Articulação Temporo-mandibular;
      • Cefaleias, enxaquecas, tonturas e vertigens;
      • Alterações da circulação cerebral e periférica;
      • Na Gravidez, antes e depois do parto, para normalização da cintura pélvica;
      • No bebé – assimetrias no crânio, cólicas, choro constante, irritabilidade, bronquiolites;
      • Após ocorrer um traumatismo, resultante de uma queda ou de um acidente.
      • Durante ou após um período de muito stress físico ou intelectual.
      • Quando sentir necessidade de realizar um tratamento para reencontrar o equilíbrio físico.
image
8 years ago terapias

Pilates

 

 

O Pilates trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.

 

 

O método Pilates foi idealizado por Joseph Hubertus Pilates, no início da década de 1920. Seu programa envolve condicionamento físico e mental e tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço, através da integração do movimento, a partir do centro estável e sinestesia realçada.

O QUE É PILATES?

O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.

As aulas apresentam:

  • Exercícios suaves e eficazes;
  • Poucas repetições de cada movimento;
  • Grande repertório de exercícios;
  • Aulas únicas, evitando monotonia;
  • Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
  • Resultados rápidos e duradouros;
  • Construção de uma postura correta e natural;
  • Não há desgaste físico.

Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

O método trabalha com 6 princípios básicos, importantes serem listados para nos levar até os benefícios, são eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle, fluidez.

Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, alguns deles como:

  • Aumenta a resistência física e mental
  • Aumenta a Flexibilidade
  • Corrige problemas posturais
  • Aumenta a concentração
  • Tonifica a musculatura
  • Melhora a coordenação motora
  • Promove menor atrito nas articulações
  • Alivia dores musculares
  • Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade
  • Auxilia a prevenção contra a osteoporose
  • Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima
  • Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática
  • Melhora a postura e a resistência muscular
  • Expande a consciência corporal
  • Ajuda no controle de peso
  • Fortalece os músculos abdominais
image
8 years ago terapias

Meditação

 

 

No mundo de hoje onde o estresse se instala tão rápido que mal conseguimos perceber, a meditação não é mais um luxo, é uma necessidade! Para ter paz na mente e ser incondicionalmente feliz, precisamos acessar o poder da meditação.

 

 

 

A meditação é freqüentemente definida como ter um momento para sentar-se calmamente ou ponderar. A verdadeira meditação, no entanto, é muito mais do que isso. É um estado de profunda paz que ocorre quando a mente está calma e em silêncio, porém totalmente alerta. Isso é apenas o começo de uma transformação interior que nos leva a um nível mais elevado de consciência e que nos permite realizar nosso verdadeiro potencial humano.

Como meditar:

  • Escolha um local limpo, sem distrações.
  • Se certifique que a luz está suave, existe ventilação e os barulhos estão sob controle.
  • Você pode escutar meditações guiadas, mas é melhor começar a meditar com um grupo.
  • Medite ao mesmo tempo todos os dias, para que se torne uma rotina sustentável. De manhã cedo é um ótimo horário.
  • Não medite demais. Comece meditando apenas de 15 a 20 minutos. Tenha um timer.
  • Desligue seu celular. Fale para sua família que este é o seu curto momento de silêncio.
  • E use de preferência, roupas leves e soltas.

Importância da Meditação

  • A meditação é o alimento para a alma: ela nutre os valores universais de compaixão, cuidado, responsabilidade, não-violência e paz. Ela nos ajuda a nos conectar com os outros. Estes são valores importantes para nos guiar e nos fazer aceitar toda a humanidade como a nossa família.
  • A humanidade tem uma tendência inata a buscar por uma alegria que não diminui e a meditação ajuda a preencher esta necessidade tão importante.
  • Mesmo quando tudo está bem conosco, nós frequentemente estamos inquietos. A meditação pode liberar o nosso estresse – de forma consciente ou inconsciente – e nos trazer uma sensação de conforto e estabilidade que todas as pessoas buscam.
  • A meditação nos ajuda a lidar com os altos e baixos da vida com centramento, confiança e habilidadade. Nos traz a resiliência para que não apenas fiquemos inabaláveis pelas tempestades de emoções que surgem na vida de todos, mas também voltemos mais rápido ao nosso centro.

Vantagens da meditação

  • No trabalho: os níveis de estresse diários fazem da meditação uma necessidade: ela nos ajuda a equilibrar a vida com o trabalho, aumenta a clareza mental, as habilidades de tomada de decisão e nutre a confiança, a criatividade, a inovação e a intuição.
  • Melhora os nossos relacionamentos. Nós desenvolvemos uma personalidade agradável, sociável e conseguimos aceitar mais as pessoas como são. Estas são habilidades importantes em qualquer esfera, ainda mais no ambiente de trabalho onde o trabalho em equipe é essencial.
  • Lhe traz uma sensação profunda de saúde e bem-estar e se, praticado frequentemente o corpo, a mente e o espírito se beneficiam imensamente. O descanso profundo que ela lhe oferece nos torna mais dinâmicos na atividade.

 

image
8 years ago terapias

Yoga

 

A Yoga é uma disciplina originária da Índia, e une nossos aspectos físicos, emocionais e espirituais. Não traz apenas o bem-estar do corpo, mas busca um caminho em direção a um sentido de vida mais profundo, unindo o físico ao espiritual.

Isso significa levar a pessoa a um estado de harmonia, paz e serenidade por meio do auto-conhecimento e da perfeita integração com o mundo exterior.

 

 

Benefícios do Yoga

  • Promove auto-conhecimento e paz interior
  • Alivia a ansiedade e o estresse
  • Melhora o equilíbrio, postura e a coordenação motora
  • Melhora a capacidade imunológica
  • Aumenta a concentração e memória
  • Aumenta a flexibilidade e a força dos músculos
  • Alivia dores nas costas
  • Normaliza o peso e o sono
  • Proporciona bom humor e diminui a depressão

Como é feita o Yoga

O Yoga envolve algumas técnicas específicas de exercícios, são eles:

  • Exercícios Físicos bem lentos;
  • Respiração: a arte de aprendermos a respirar melhor, oxigenando bem tanto os pulmões como o cérebro;
  • Exercícios de Relaxamento: que são uma das maiores fontes de energia do ser humano, e têm grande pode curativo, prevenindo várias doenças.
  • Concentração: a arte de permanecer com a mente fixa em um único objeto, pensamento ou mantra. Excelente para todas as pessoas.

 

 

Porque fazer Yoga?

  1. Músculos fortes: Muitos acreditam que yoga é apenas uma técnica de relaxamento. Ele movimenta cada pedacinho do corpo. Seu grande apelo é fortalecer e alongar os músculos, beneficiando o corpo como um todo — o que geralmente não ocorre em modalidades como a musculação, onde os músculos normalmente são trabalhados de forma muito isolada.
  2. Bem-estar: Um dos objetivos do yoga é conseguir cessar o fluxo contínuo de pensamentos, que faz com que percamos o foco do que é realmente importante. Quando atingimos esse estado, é possível sentir durante alguns segundos uma indescritível sensação de felicidade.
  3. Maior percepção do corpo: O yoga é poderoso para ampliar a consciência corporal, que se estende também para além da sala de aula. Com o tempo, o praticante consegue detectar os sinais mais evidentes de tensão muscular e, assim, é capaz de controlar melhor as situações de stress. A pessoa passa a perceber com mais facilidade vícios de postura, como sentar ou andar projetando o abdômen para a frente.
  4. Melhora a Menopausa: A yogaterapia hormonal tem sido usada com grande sucesso para aliviar os incômodos dessa fase da vida, quando a mulher se depara com frequentes ondas de calor e perda de libido. As posturas agem principalmente sobre os ovários, a hipófise, a tireoide e as glândulas suprarrenais, estimulando o aumento dos níveis de estrógeno, hormônio que cai significativamente com a suspensão da menstruação.
  5. Vida longa: Para as pessoas que praticam yoga, a passagem do tempo não é medida em anos, mas em número de inspirações e expirações que a pessoa faz ao longo da vida. Quanto maior a capacidade respiratória de um indivíduo, menor o número de respirações que ele faz por minuto. Isso significa que, entre uma respiração e outra, o ar está sendo saboreado e absorvido de maneira adequada. Por isso, os exercícios respiratórios são tão importantes quanto as posturas e a meditação.
  6. Acalma a mente: Durante a meditação, o cérebro trabalha mais lentamente e os ruídos causados pelos pensamentos se tornam sutis. A agitação constante causa a instabilidade emocional e enfraquece o sistema imunológico. Quando ocorre um espaço entre um pensamento e outro, chega a quietude. É como se a mente se calasse e o silêncio interno passasse a ser um alimento para a alma.
  7. Alivia o stress: Manter o bom humor em dias de muita agitação e embaraços não é fácil. Domar a irritação nas horas em que você só pensa em fugir do mapa também é complicado. Apesar da prática do yoga não transformar sua vida num mar de rosas, ele é bastante eficiente para enfrentar os momentos difíceis.

É muito importante que as pessoas conheçam seu próprio corpo e aprendam os mecanismos que podem ajudá-las a buscar equilíbrio. O Yoga permite o auto-conhecimento, ou seja, o indivíduo aprende a se conhecer e ter responsabilidade sobre seu corpo. Ao mesmo tempo, ele estimula a auto-suficiência, pois ensina que o seu bem-estar depende de si mesmo e não dos outros.

image
8 years ago terapias

Terapia da arte

 

Um novo modo de terapia psicológica que tem-se explorado ao longo dos últimos anos é a arteterapia, baseada na ideia de que a arte pode levar à cura de problemas emocionais. É a conjunção da psicoterapia clássica e a realização de um processo criativo, que leva aos pacientes a liberarem afetos e emoções reprimidos.

 

 

A terapia da arte é uma forma de psicoterapia que utiliza os meios da arte como seu principal modo de comunicação. O objectivo global de seus praticantes é permitir que uma pessoa efectue uma mudança e crescimento em um nível pessoal através do uso de materiais de arte em um ambiente seguro e facilitado.

A relação entre o terapeuta e o cliente é de importância central, mas a terapia da arte difere de outras terapias psicológicas na medida em que é um processo de três vias entre o cliente, o terapeuta e a imagem ou artefato.

Assim, oferece a oportunidade de expressão e de comunicação e pode ser particularmente útil para pessoas que têm dificuldade em expressar seus pensamentos e sentimentos verbalmente.

Clientes que são encaminhados a um terapeuta de arte, e não precisam ter experiência anterior ou habilidade na arte, a arte-terapeuta não é primariamente preocupado em fazer uma avaliação estética ou de diagnóstico de imagem do cliente.

A terapia da arte é usada para ajudar as pessoas a administrar problemas físicos e emocionais por meio de actividades criativas em expressar emoções. Ela fornece uma maneira para as pessoas chegar a termos com conflitos emocionais, aumentar a auto-consciência, e expressar preocupações não ditas e muitas vezes inconscientes sobre a sua doença e suas vidas. “Terapia de artes expressivas” ou “terapia de artes criativas” também podem incluir o uso de dança e movimento, teatro, poesia, fotografia e terapia, bem como métodos de arte mais tradicionais.

Baseada na ideia de que o ato criativo pode ser a cura, de acordo com os praticantes, chamado arte-terapeutas, que ajuda as pessoas a expressar emoções escondidas, reduz o stress, medo e ansiedade, e proporciona uma sensação de liberdade.

Arte-terapeutas também acreditam que o ato de criação influência padrões de ondas cerebrais e as substâncias químicas liberadas pelo cérebro. Ela tem sido usada com pacientes de transplante de medula óssea, pessoas com distúrbios alimentares, emocionalmente deficientes, jovens, pessoas com deficiência, os doentes crónicos, indivíduos dependentes, adolescentes abusadas sexualmente, cuidadores de pacientes com cancro, e outros. Terapia da arte pode também ser usada ​​para acoplar e distrair pacientes cujas doenças ou tratamentos causam dor. A arte também pode ser usada como uma ferramenta de diagnóstico, especialmente com crianças, que muitas vezes têm dificuldade em falar sobre os eventos dolorosos ou emoções.

Arteterapeutas dizem que muitas vezes as crianças podem expressar emoções difíceis ou transmitir informações sobre os tempos traumáticos em suas vidas com mais facilidade através de desenhos do que através da terapia convencional.

image
8 years ago terapias

Terapia com cristais

 

A terapia com cristais é uma terapia que funciona de modo holístico, ou seja, harmoniza corpo, mente, emoções e espirito.
Ajuda a aumentar a sensação de bem-estar, neutraliza negatividades, stress e ansiedades.
Ajuda a libertar bloqueios facilitando um maior fluxo de energia e a penetrar com mais clareza no nosso mundo interno. Proporciona tranquilidade, calma e harmonia. É uma terapia para o Corpo e para a Alma.

 

 
A terapia com cristais ajuda a libertar bloqueios facilitando um maior fluxo de energia e a penetrar com mais clareza no nosso mundo interno. Proporciona tranquilidade, calma e harmonia.  É uma terapia para o Corpo e para a Alma.


É indicada, entre outras situações,  para :
•    Bloqueios emocionais e/ou psicológicos (fobias, medos, depressões…)
•    Dores de cabeça/enxaquecas
•    Dificuldades respiratórias
•    Insónias
•    Problemas digestivos
•    Problemas neurológicos
•    Sistema imunitário
•    Fibromialgias



image
8 years ago terapias

Quiropraxia

 

A quiropraxia é corretiva e preventiva. Ela atua diretamente na causa dos sintomas (dores) por meio dos ajustes específicos que permitem uma transmissão normal de impulsos nervosos entre o cérebro e o restante do corpo (orgão, tecidos, ligamentos, etc).
Dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento de dores do sistema nervoso,
muscular e esquelético, ou seja, ao tratamento de problemas de articulações,
músculos tendões, nervos e outras estruturas.

 

A quiropraxia estuda a relação da estrutura do nosso corpo (coluna vertebral) com a função do organismo (sistema nervoso). Quando nossa coluna vertebral está desalinhada, temos uma perda da função do sistema nervoso.

O quiropraxista ajusta a coluna vertebral, mantendo-a alinhada para manter a saúde, melhor flexibilidade e postura, maior resistência física e imunológica, melhor rendimento, disposição e energia.

A coluna vertebral protege uma parte do sistema nervoso, que monitora, controla e regula toda a função corporal, portanto é fundamental que a coluna vertebral esteja funcionando corretamente para que o sistema nervoso trabalhe sem interferências.

As atividades do nosso dia a dia, os movimentos repetitivos e as más posturas fazem com que as articulações da coluna vertebral percam seu alinhamento ou movimento normal. O tratamento de quiropraxia consiste no uso de técnicas manuais, que tem o objetivo de melhorar a função do sistema nervoso e das articulações, principalmente da coluna vertebral.

Na consulta inicial é realizada uma avaliação com histórico do paciente, palpação e testes especificos da técnica a ser utilizada. Também é feito uma análise dos exames de imagem (raio-x, ressonância magnética, tomografia) quando necessário.

Um plano de tratamento é traçado com base nos resultados da avaliação.

O tratamento de quiropraxia é dividido basicamente em três etapas:

  1. eliminar ou reduzir os sintomas da subluxação (desalinhamento da coluna);
  2. estabilização;
  3. manutenção que progredir com o bem estar.

 

 

Entre outros sintomas a Quiropraxia pode ajudar com:

  • Dores de Cabeça
  • Dores no Pescoço e Costas
  • Dores Articulares
  • Irradiação e Dor nas Pernas, Joelho, Pé e Tornozelo
  • Irradiação e Dor nos Braços, Punhos e Cotovelo
  • Restrição à Movimentação
  • Alterações Posturais
  • Dores e Tensão Muscular
  • Escoliose
  • Bursite
  • Artrite
  • Dores Crônicas
image
8 years ago terapias

Naturopatia

 

Naturopatia é um sistema de medicina baseado no poder de cura da natureza.
É um sistema holístico, ou seja, os médicos naturopatas esforçam-se para encontrar a causa da doença pela compreensão do corpo, mente e espírito da pessoa.
A maioria dos médicos naturopatas usam uma variedade de terapias e técnicas (como a nutrição, a mudança de comportamento, fitoterapia, homeopatia e acupuntura).

 

 

O que é a Naturopatia?

A Naturopatia é uma Ciência Holística, cujos processos de tratamento se baseiam na aplicação de métodos e recursos 100% naturais com a finalidade de preservar ou recuperar a saúde e ajudar o corpo a eliminar as sobrecargas tóxicas estimulando o processo de Auto cura

Há duas áreas de foco em naturopatia:

  • Apoiar as habilidades de cura do corpo próprio,
  • Capacitar as pessoas para fazer mudanças de estilo de vida necessárias para a melhor saúde possível.

Enquanto os médicos naturopatas tratam através de sessões curtas da doença e condições crónicas  sua ênfase é na prevenção da doença e educar pacientes.

A consulta

O objectivo da Naturopatia é promover mente sã e corpo são, prevenir e tratar as doenças, no entanto, fá-lo de uma forma distinta da medicina convencional – em vez de tratar os sintomas, procura a principal causa do problema. Daí ser natural que na primeira consulta, o naturopata questione a pessoa sobre os mais variados aspectos da sua vida: actual estado de saúde, qual a sua profissão e ritmo de trabalho, dieta (tanto o que come, como o que bebe), funcionamento intestinal, qualidade do sono, se tem uma rotina de exercício físico, como ocupa os tempos livres, como vive as diferentes relações que mantém com o companheiro, amigos e familiares. Para além destas informações, o naturopata pode fazer uma série de exames médicos como medir a pressão arterial, auscultar o coração, observar os olhos, ouvidos e garganta, entre outros..

Os tratamentos

Enquanto resultado da consulta de Naturopatia, o tratamento receitado será feito tendo em conta tudo aquilo que o paciente mencionou e não apenas baseado nas suas actuais queixas. O tratamento prescrito terá sempre como principal objectivo estimular as defesas naturais da pessoa, para que seja o próprio corpo a voltar a funcionar naturalmente. As diversas componentes do tratamento, assim como as quantidades e duração são definidas para actuarem em conjunto com o corpo, corrigindo o que está menos bem, eliminando toxinas e motivando os processos metabólicos.

Assim, as terapêuticas que um naturopata pode aconselhar incluem:

  • Acupunctura
  • Aromaterapia
  • Arteterapia
  • Biofeedback
  • Cromoterapia
  • Dieta de desintoxicação/jejum
  • Dieta orgânica/vegetariana
  • Fisioterapia
  • Fitoterapia
  • Geoterapia
  • Hidroterapia
  • Hipnoterapia
  • Homeopatia
  • Iridologia
  • Massoterapia
  • Meditação
  • Musicoterapia
  • Oligoterapia
  • Osteopatia
  • Psicoterapia
  • Reflexologia
  • Sonoterapia
  • Suplementos alimentares

 

image
8 years ago terapias

Medicina Quântica

 

A Medicina Quântica está assente nos princípios da Física Quântica, que nos informa de que tudo no universo vibra a uma frequência única e individual.
A Medicina quântica é uma combinação da medicina funcional Alemã, da medicina oriental, Herbal / homeopáticos e Física Quântica.

 

 

 

A Medicina quântica é em resumo, uma matéria multidisciplinar de pesquisa usando a física quântica para mostrar que o corpo humano é controlado e regulado pelo sistema de energia humana, também, um ramo da medicina que manipula a energia do corpo para tratar e prevenir doenças.

A Medicina Quântica permite fazer:

  • Diagnóstico.
  • Tratamento/terapia.

Com a Medicina Quântica é possível obter excelentes resultados cientificamente comprovados em variadíssimas doenças:

  • Emocionais, nomeadamente a depressão e ataques de pânico.
  • Degenerativas.
  • Auto-imunes.
  • Inflamatórias.
  • Entre outras.

Na Medicina Quântica, no sentido do tratamento, após serem analisados os resultados, são seleccionadas as terapias a realizar de acordo com o quadro clínico. Estas terapias actuam a um nível vibracional, alterando a frequência do órgão, sistema ou emoção em desequilíbrio, devolvendo ao organismo o seu correcto funcionamento e promovendo uma sensação de harmonia e bem-estar.

Com esta nova tecnologia, é possível registar as frequências emitidas pelo nosso organismo, ao nível celular e emocional, e compará-las com uma base de dados onde constam os valores que correspondem a frequências de normalidade e equilíbrio de um Ser Humano saudável.

Medicina Quântica -Quantum Medicine (QM) é uma metodologia de médicos, que incorpora os efeitos terapêuticos dos diferentes campos electromagnéticos, tais como a radiação de pulso de laser, radiação infravermelha de banda larga, a luz vermelha visível e do campo magnético estático, a fim de transformar células vivas em um estado instável da doença em um estado estável e saudável.

 

Um denominador comum marcante em todos os casos clínicos em que o QM é eficaz é a inflamação, a depressão e outros desequilíbrios emocionais e físicos. A sequência de eventos a nível do tecido que leva ao estado patológico de inflamação seja reduzida micro-circulação com as mudanças no suprimento de sangue para as células, resultando em lesões isquêmicas. Qualquer influência que será capaz de encurtar a duração do estado isquêmico terá efeito benéfico sobre o curso da doença e da dor que o acompanha.

 

Tudo isto é conseguido através de processos químicos nas células que são sensíveis a bio-fótons. As moléculas nas células que respondem, chamado cromosferas, são porfirina, enzimas com propriedades antioxidantes, citocromos mitocondriais e as moléculas de oxigênio. A sua resposta irá resultar na produção de energia renovável (ATP) e restauração de todas as funções prejudicadas celular.

image
8 years ago terapias

Medicina Chinesa (MTC)

 

É no tratamento e na prevenção das Doenças Crónicas que a Medicina Chinesa encontra a sua vocação milenar e dispõe de competências específicas diferenciadoras da Medicina Convencional.
Ao fazer uso de um conjunto abrangente de disciplinas, a Medicina Chinesa garante a complementaridade e adequação do processo terapêutico a cada paciente visando eliminar as causas da doença e promovendo a cura natural.

 

O QUE É MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC)?

Quando falamos em saúde, há uma grande diferença entre a visão oriental e ocidental.

Enquanto no ocidente esperamos ficar doentes para procurarmos um médico ou especialista, no oriente as pessoas realizam consultas e tratamentos para se manterem saudáveis.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, além do corpo físico, possuímos canais de energia e estes quando têm sua circulação interrompida seja por bloqueio ou obstrução (causados por stress, má alimentação, sedentarismo, entre outras causas), geram desequilíbrios para o corpo.

Geralmente quando vamos ao médico e relatamos os sintomas que estamos sentindo (uma dor de cabeça, por exemplo), nos é dada uma medicação para aliviar os sintomas e não é investigado o real motivo do qual se gerou esta dor.

Já na MTC, este sintoma serve como ponto de uma investigação minuciosa para descobrir por qual motivo houve este desequilíbrio, ou seja, somos analisados como um todo.

Com esta investigação, é possível realizar um tratamento que não atue só nos sintomas, mas também nas causas deste desequilíbrio.

Excelentes razões que atestam a eficácia e abrangência da Medicina Chinesa:

  1. A Medicina Chinesa é o sistema de saúde mais utilizado no mundo inteiro. Estima-se que mais de 2 biliões de pessoas utiliza Medicina Chinesa, em cerca de 120 países.
  2. Medicina Chinesa não depende de experiências em humanos ou animais. A maior parte das farmacêuticas ocidentais e os procedimentos médicos assentam em experiências em pessoas ou em humanos o que, no mínimo, provoca danos, sendo muitas vezes desnecessariamente cruel. A Medicina Chinesa assenta em modelos de diagnóstico e tratamento que dispensa tais experiências.
  3. Medicina Chinesa é segura. A acupunctura e a fitoterapia tem um longo passado de segurança comprovada. É muito difícil causar danos com este tipo de tratamento. A acupunctura estimula as capacidades auto curativas do corpo. A fitoterapia utiliza substâncias não refinadas e bem mais suaves do que os produtos farmacêuticos. Adequadamente prescritas por um terapeuta treinado, estas técnicas são suaves, eficazes e funcionam sem provocar efeitos secundários.
  4. A Medicina Chinesa tem uma relação custo benefício muito favorável. Comparando com terapias ocidentais, como medicamentos ou cirurgias, a acupunctura, fitoterapia e a alteração de hábitos alimentares e de estilo de vida são muito menos dispendiosas.
  5. A Medicina Chinesa é individualizada. Mesmo para idênticas patologias, a Medicina Chinesa diagnostica e trata tendo em consideração factores específicos do indivíduo, o que resulta num tratamento mais preciso e sem efeitos secundários.
  6. Medicina Chinesa é holística. É a perspectiva do sistema médico e não os métodos que a definem. A Medicina Chinesa é holística porque considera os efeitos de e as relações entre todos os factores – constituição, dieta, estilo de vida, ambiente – e níveis – psicológico, físico, emocional – na saúde de uma pessoa.
  7. Medicina Chinesa funciona. No final, o que mais importa é se o tratamento funciona ou não. A Medicina Chinesa é eficaz para uma grande variedade de queixas, incluindo algumas muitas vezes não diagnosticadas e não tratadas pela medicina Ocidental.
image
8 years ago terapias

Iridologia

 

 

Na medicina natural e alternativa, a iridologia é uma forma de diagnóstico realizada através da observação da íris, uma das estruturas mais complexas do corpo humano.
Os iridologistas acreditam que, através da análise da íris, é possível fazer um check-up do nosso estado de saúde, descobrindo eventuais desequilíbrios.

 

 

O que é a iridologia?

É a ciência que estuda a íris do olho, de modo que através desta análise é possível diagnosticar doenças. Esta técnica é usada na medicina natural ou alternativa e sua tradição já esta presente há muito tempo na China e Grécia, e vem se aperfeiçoando cada vez mais.

A iridologia irá atuar descobrindo eventuais desequilíbrios no organismo. Esta técnica permite o terapeuta olhar através da íris todo o funcionamento do organismo.

Com a diagnose pode-se verificar se o paciente apresenta alguma doença ou disfunção, ou até se expressa uma inflamação no órgão. Muitos iridologistas afirmam que através da íris é possível detectar a saúde como um todo.

Como é feito o diagnóstico?

A iridologia é uma prática antiga que recentemente está ganhando aval da comunidade científica.

Antes da consulta, o paciente responde algumas perguntas através da anamnese, e posteriormente é utilizada uma câmera com equipamento de alta resolução para captar a imagem dos olhos do paciente.

O diagnóstico  é feito por um profissional capacitado que irá observar as fibras e a cor da íris. Com isso, ele consegue verificar se há uma alteração em algum órgão do corpo. Os especialistas afirmam que pela íris do olho pode-se notar alterações resultantes de medicamento, depósitos de droga e até os hábitos dos pacientes.

Para chegar aos resultados, os iridologistas fazem uso de gráficos da íris para detectar quais partes do corpo estão saudáveis, doloridas ou doentes. Na íris é possível encontrar as diversas camadas desde o branco até o preto. O branco representa o estado agudo da doença, já o preto o estado crônico.

Benefícios da iridologia

  • O paciente tem uma consciência geral da saúde;
  • Sabe quais órgãos estão ativos;
  • Conhece melhor as condições do seu sistema nervoso e digestivo,
  • Vai mostrar as partes do seu corpo que podem estar com problemas;
  • Pode apontar uma inflamação presente no organismo, caso exista.
image
8 years ago terapias

Hidroterapia

 

A hidroterapia é um recurso da fisioterapia que utiliza as propriedades da água na prevenção e no tratamento de diversas patologias. Consiste na realização de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida, visando obter uma melhor e mais rápida recuperação do paciente.

 

 

Geralmente, a hidroterapia é feita por um fisioterapeuta e é muito utilizada por gestantes e idosos porque ajuda no tratamento de:

  • Artrite, artrose ou reumatismo;
  • Problemas ortopédicos, como fraturas ou hérnias discais;
  • Lesões musculares;
  • Dores articulares;
  • Inchaço nas pernas;
  • Dificuldade respiratória;
  • Problemas neurológicos.

Na hidroterapia, devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo que se mantém a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões em outros locais do corpo. Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.

Benefícios da Hidroterapia

Alguns benefícios da hidroterapia incluem fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude das articulações, melhora do funcionamento cardiorrespiratório, melhora da circulação sanguínea, assim como diminuição da dor e do estresse.

 

Além disso, a hidroterapia ajuda a diminuir problemas de postura e transmite sensação de bem-estar, melhorando a imagem corporal dos indivíduos e aumentando a autoestima.

image
8 years ago terapias

Harmonia corporal

 

 

Harmonia Corporal é um sistema em constante evolução, que abrange muitos aspetos de tratamento do corpo. Como um sistema aberto de tratamento,  representa uma filosofia que leva em conta todos os aspetos do cliente: físico, mental, emocional e espiritual.

 

 

 

Uma sessão normalmente começa com uma série de questões e objetivos do cliente que incorporam a “Equação”, que inclui o cliente, o profissional, o ambiente e as reações. O cliente é observado tanto parado como em movimento, de modo que uma análise pode ser feita de postura corporal, movimento e funções, relevantes para as metas estabelecidas por eles. Ao ouvir o corpo e seguir caminho único de cada pessoa, Harmonia Corporal permite que o corpo pare para relaxar e liberar traumas passados.

Harmonia Corporal pode liberar o stresse e tensão, aliviar dores e restaurar o movimento natural do corpo para melhorar a postura e apresentação. Harmonia Corporal pode dar uma profunda sensação de relaxamento e bem-estar, clareza, paz, uma sensação de controle, e uma maior sensibilização.

 

Algumas das doenças que podem ser ajudadas com tratamento Harmonia corporal incluem:

  • Dores de cabeça e enxaquecas
  • Dores de costas/ ombros/ pescoço
  • Ciática
  • Má circulação
  • Asma
  • Estresse e ansiedade

Durante uma sessão de Harmonia Corporal – que tem a duração de uma a duas horas a estrutura do corpo, função e alinhamento  será discutida e avaliada. O cliente pode não estar ciente de que o corpo está exibindo, mas o médico foi treinado para ver essas mudanças e entender essa linguagem única.

© Copyright 2016 Páginas Naturais. Array